sexta-feira, 16 de maio de 2014

A deputada Márcia Maia cobra retomada das obras da Estrada da Produção

Postado Por Eciene Fotografias  |  Sem Comentários

Considerada uma importante via de ligamento entre as regiões Potengi e Seridó, a Estrada da Produção, que vai do município de Macaíba até Tenente Laurentino, está com as obras paralisadas desde o início de 2011. Em plenário, a deputada Márcia Maia voltou a cobrar a retomada da construção. Na semana passada, a deputada já havia apresentado requerimento ao governo estadual com o mesmo objetivo.

Até o ano de 2010, cerca de 10 km haviam sido concluídos. Márcia Maia lembrou em plenário que a estrada é importante para diversos municípios, além dos citados, como Cerro Corá, São Tomé, Barcelona e Florânia. “Faço esse apelo ao diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para que dê continuidade a uma obra importante e que vai impulsionar a produção local, o turismo e o desenvolvimento”, disse.

As obras da RN 203 foram iniciadas no ano de 2010, no final do governoWilma de Faria. Foram construídos apenas 10 Km da estrada, que irá beneficiar diretamente 20 municípios e mais de 195 mil habitantes com a redução do percurso que liga a Serra de Santana, no Seridó, a Natal em 140km.

Entre os municípios beneficiados estão Currais Novos, Tenente Laurentino, Bodó, Parelhas, Santana do Matos, Barcelona, Rui Barbosa, Lagoa de Velhos, São Pedro, Senador Elói de Souza, São Paulo do Potengi, Riachuelo, Santa Maria, Bom Jesus.

Quando finalizada, a Estrada da Produção vai permitir o escoamento de produtos importantes para a região, como caju, castanha, pinha, maracujá, jaca manga, farinha de mandioca, hortaliças, entre outros, além de potencializar o ecoturismo e o turismo de inverno que já vem sendo desenvolvidos na Serra de Santana.

“Uma obra dessas era para ser continuada, porque pertence ao Estado e não a uma gestão. Cada governo que chega tem que dar continuidade às outras administrações, nós merecemos pelo menos as explicações, mas infelizmente não tem nenhum representante do governo”, disse Márcia Maia.

No último sábado (12), Márcia Maia participou de uma audiência pública na cidade de Tenente Laurentino, uma das beneficiadas pela eventual retomada das obras da estrada. No início desta semana, a parlamentar voltou a participar dos debates, agora em Natal, na Assembleia Legislativa.

Empréstimos

Em audiência pública realizada no início desta semana, os deputados que participaram das discussões mostraram documentos que comprovam que a obra foi listada como prioridade em três empréstimos solicitados pelo Executivo e já aprovados pela Casa. O primeiro empréstimo foi para a realização de obras do Pró Investe 1. Depois a Estrada da Produção voltou a ser listada pelo governo nos projetos Pró Investe 2 e RN Sustentável.


Caravanas de prefeitos, vereadores e lideranças de municípios das regiões Seridó e Oeste compareceram ao debate e mencionaram as grandes dificuldades dos municípios, que estão isolados geograficamente e arcam com dificuldades, como, por exemplo, o alto custo de escoamento da produção, o perigo de dirigir na região serrana, além de entraves na hora em que é necessário transportar pacientes em estado grave para Natal.

Com informação do Blog Diário do Potengi

12:09 Share:

0 comentários:

back to top